Tumores do mediastino

O mediastino é uma cavidade localizada no peito que separa os dois pulmões das outras estruturas presentes na caixa torácica e é dividido em três partes principais: mediastino anterior, médio e posterior. A região faz limites com o diafragma na parte inferior, com o esterno na parte da frente, a coluna vertebral na parte de trás e com a superfície da pleura parietal em suas laterais.

Tumores do mediastino

O mediastino é uma cavidade localizada no peito que separa os dois pulmões das outras estruturas presentes na caixa torácica e é dividido em três partes principais: mediastino anterior, médio e posterior. A região faz limites com o diafragma na parte inferior, com o esterno na parte da frente, a coluna vertebral na parte de trás e com a superfície da pleura parietal em suas laterais.

Atendimento ágil e cômodo

A ICTOR conta com o Atendimento Online, para consultas a distancia através de vídeo conferencia.
E a Avaliação online, onde nossos médicos estarão avaliando seu quadro para direciona-lo no caso de um tratamento, ou retirada dúvidas.

Além disto, a região ainda possui diversas estruturas que estão localizadas nela, como o coração, a aorta, o esôfago e a traqueia. Portanto, um tumor do mediastino pode ser proveniente de qualquer um destes elementos presentes na cavidade.

O que são os tumores do mediastino?

Tumores do mediastino são um crescimento anormal de células que causam um tumor benigno ou maligno e se encontra na região entre os pulmões. Por ser uma região do corpo, e não um órgão, , os tumores que afetam qualquer uma das estruturas que estejam presentes na região delimitada pela cavidade podem ser considerados tumores do mediastino.

Quem é afetado por esses tumores?

Os tumores presentes no mediastino são um pouco incomuns, mas não impossíveis de se desenvolverem. A localização dos tumores costuma variar de acordo com a idade do indivíduo, e eles são mais comuns em pessoas de entre 30 e 50 anos, porém, podem afetar a qualquer idade, em qualquer momento da vida.

No que diz respeito à variação da posição do tumor, isso está relacionado com a idade e onde ele estará localizado normalmente no mediastino. Em crianças é mais usual encontrar tumores na parte do mediastino, posterior, enquanto adultos apresentam maior incidência na porção anterior.

Qual é a gravidade de um tumor no mediastino?

Como mencionado anteriormente, o mediastino é uma cavidade no corpo onde se encontram diversas estruturas que são essenciais para o pleno funcionamento das funções vitais do indivíduo, como o coração, a artéria aorta e a traqueia.

Portanto, mesmo que seja desenvolvido um tumor não maligno na região, caso não seja feito o devido acompanhamento e tratamento, se necessário, ele poderá aumentar , causando sintomas devido a compressão do órgão em que esteja mais próximo, aumentando a sua gravidade.

Normalmente os tumores do mediastino costumam começar a partir dos diferentes órgãos ,da região, podendo ser benignos, ou malignos, contudo, como mencionado anteriormente, a falta de acompanhamento da evolução do tumor por parte de um médico pode causar outras complicações, portanto, a partir de sua detecção é necessário o seu seguimento.

Quais são os tipos de tumores no mediastino?

No mediastino podem ser desenvolvidos diversos tipos de tumores, e as suas causas estão relacionadas com o local onde eles são formados.

Mediastino anterior 

  • Linfoma: é um câncer que normalmente aparece a partir do sistema linfático n, baço ou medula óssea e afetam células de defesa do corpo humano, chamadas linfócitos, e pode se desenvolver mais comumente no mediastino anterior.
  • Timomas e cistos tímicos: os casos mais comuns de tumores na parte anterior no mediastino são  TIMOMAS, sendo que a sua maioria é benigna e são envoltos por um tecido fibroso. No entanto, 30% podem ser mais agressivos,  sendo mais provável de acometimento local do que passível de dar metástases. para outros tecidos e órgãos.
  • Células germinativas: a maioria dos tumores em células germinativas estão presentes nas gônadas, sendo que também podem surgir em regiões extragonadais. Uma das áreas mais comuns para o desenvolvimento deste tumor é o mediastino. Ainda que seja raro que apareça e em mais da metade dos casos é benigno.

Bócio intratorácico normalmente este se trata de um tumor benigno originário da  tireóide, e pode estar relacionado ao hipo ou hipertireoidismo.

Mediastino médio

  • Cisto broncogênico: este é outro tumor do mediastino bastante comum e de origem no trato respiratório e é de origem congênita, causado por anormalidades presentes no pulmão e vias respiratórias do paciente.
  • Cisto pericárdico: formados na linha do coração, os cistos pericárdicos não são tão comuns, na maioria das vezes são benignos e também costumam ter origem congênita., a partir do saco pericárdio , membrana que reveste o coração
  • Tumores da traqueia: podem ser benignos ou malignos e possuem causas diversos  sintomas, desde falta de ar, rouquidão, e tosse.
  • Tumores do esôfago: podem ser benignos ou malignos e possuem causas diversas, apresentando como sintoma mais comum a disfagia ( dificuldade para engolir ).

Mediastino posterior 

  • Tumores neurogênicos: são formados na parte posterior da cavidade e normalmente são benignos e localizados ao lado dos ossos da coluna vertebral. Eles representam entre 15% e 25% de todos os tumores do mediastino, e em crianças esta incidência pode aumentar para mais de 50% dos casos de massas na região.
  • Linfadenopatia: assim como o linfoma, esta condição também está relacionada aos nódulos linfáticos e representa o inchaço ou aumento de volume dos mesmos, o que pode acontece também  na região do mediastino posterior.

Sintomas

Cerca de 40% das pessoas que possuem algum tumor do mediastino não apresentam sintomas, o que dificulta o seu diagnóstico, sendo as massas normalmente encontradas nestes casos através de Radiografias de tórax  aleatórios que seriam para verificar outras doenças.

Contudo, dependendo de qual região está localizado o tumor, o indivíduo pode apresentar alguns sintomas, como:

  • Febre
  • Tosse
  • Calafrios
  • Rouquidão
  • Suor noturno
  • Perda de peso
  • Dor no peito
  • Dificuldade para respirar

Diagnóstico

Para que seja diagnosticado um tumor do mediastino um médico pode solicitar os seguintes exames:

  • Raio-X do tórax: a radiografia do tórax é um dos primeiros exames a serem feitos para localizar a presença de uma massa na região, e ela pode ser utilizada não somente para identificar um tumor na cavidade, mas também para saber se a posição dele é no mediastino anterior, médio ou posterior.
  • Tomografia computadorizada: este exame deve ser solicitado para se ter uma visão melhor do tumor localizado pela radiografia, uma vez que com uma tomografia feita com a aplicação de contraste permite a melhor visualização da massa além de verificar se ela está afetando outros tecidos ao seu redor.
  • Estudos laboratoriais: exames de sangue simples ajudam até mesmo no diagnóstico precoce de um tumor do mediastino, uma vez que podem detectar alterações de substâncias presentes no sangue que estejam diretamente relacionadas com a presença de massa na região, como o LDH aumentado que pode estar relacionado ao linfoma, ou o beta HCG que é associado a tumores de células germinativas.

Tratamentos

O tratamento de um tumor no mediastino pode variar de acordo com os resultados da biópsia e a localização dele.  os tumores benignos também necessitam ser retirados, devido a possibilidade de comprimir os órgãos envolvidos,, onde está indicado a ressecção na grande maioria das vezes por métodos minimamente invasivos ( cirurgia robótica ou videotoracoscopia ) .

Confira abaixo alguns dos tumores principais que podem se desenvolver na cavidade e seus possíveis métodos de tratamento.

  • Timoma: a ressecção é a opção mais viável para o tratamento do TIMOMA, podendo ser feita até menos por métodos cirúrgicos menos invasivos, e, se encontrado em estágios iniciais ou benignos , o paciente em alguns casos não precisa passar por quimioterapia ou radioterapia.
  • Linfomas: um processo cirúrgico no caso dos linfomas é feito como meio de obter um diagnóstico para o tumor, como é o caso da mediastinotomia e mediastinoscopia. Contudo, o devido tratamento de um linfoma normalmente é através de quimioterapia e/ou radioterapia.

Cirurgia robótica no tratamento de tumor do mediastino

Após avaliação do cirurgião torácico , ou seja , profissional apto e de maior habilitação para tal , este irá avaliar o caso e indicar qual o melhor método de abordagem do mediastino. A cirurgia minimamente invasiva feita através do uso da técnica robótica é o método de maior precisão , mais moderno para ressecção destas lesões, . onde o cirurgião tem o total controle da cirurgia através do uso de braços robóticos, trazendo maiores vantagens como a redução da necessidade de transfusões de sangue, menores chances de sequelas da cirurgia devido à precisão deste método e um tempo de recuperação mais rápido do que o convencional, gerando menor dor , alta hospitalar precoce e retorno às atividades diárias em menor tempo.

Exame de Tumor do Mediastino em Santa Catarina

 

O Instituto de Cirurgia Torácica conta com profissionais com mais de 20 anos de experiência em exames de Tumor do Mediastino.

Localizado no centro de Joinville, o instituto recebe pacientes de Santa Catarina, Paraná e demais regiões do Brasil.

Agende sua consulta em Joinville

Confira algumas informações sobre a estrutura e conforto que a cidade oferece que vão facilitar o planejamento do seu tratamento.

Agende sua consulta em Joinville

Confira algumas informações sobre a estrutura e conforto que a cidade oferece que vão facilitar o planejamento do seu tratamento.

Simples, prático e sem riscos a sua saúde

Saiba mais com nosso atendimento pelo
Whatsapp no telefone (47)99604-7317.

Veja também

Inspire qualidade de vida!

Instituto de Cirurgia Torácica
atende de segunda a sexta-feira
das 8h às 12h  e 13h às 18h

Fone:  (47) 3227 – 7008
Whatsapp: (47) 996047317

Rua Blumenau , 64, sala 704,
7º andar. Joinville – Sc

ICTOR 2019 – Responsável técnico: Dr. Paulo E. Zanoni CRM/SC 13889 | Desenvolvido por Dripp

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?