O avanço da medicina permite diferentes abordagens cirúrgicas, dando mais opções de tratamentos de acordo com a necessidade do paciente. Entenda.
A timectomia é uma cirurgia na qual se faz a retirada do timo. É um procedimento comumente indicado a partir do tratamento de doenças como miastenia gravis (doença auto-imune neuromuscular) e tumores tímicos (timoma).
O timo é uma glândula que fica localizada no centro do peito, entre os pulmões e na frente do coração. Trata-se de uma parte importante do sistema imunológico do corpo durante o crescimento fetal e na infância.
A ressecção (retirada) do timo é um procedimento feito pelo cirurgião torácico e existem diferentes técnicas cirúrgicas para sua realização. A escolha pela técnica é indicada sob orientação do médico, a partir de uma rigorosa avaliação do quadro clínico e necessidades específicas de cada paciente.
Neste artigo você saberá um pouco mais sobre:
- Timectomia aberta
- Timectomia por vídeo (videotoracoscopia)
- Timectomia robótica
Como é realizada a Timectomia Aberta?
É a versão mais tradicional do procedimento, e utiliza a abertura do osso esterno com um corte na região anterior do tórax – técnica chamada de esternotomia com via de acesso, semelhante a cirurgia cardíaca (coração).
Com esta técnica o cirurgião torácico faz a retirada completa do timo e de tecidos adjacentes, quando necessário. Todo procedimento é realizado com o paciente sob anestesia geral, e dura cerca de 2 horas.
É considerada uma cirurgia de média complexidade. No pós-operatório o paciente fica em observação, e, não havendo complicações, em aproximadamente 4 dias recebe alta hospitalar. São cerca de 2 meses para retomar as atividades, gradativamente.
Como é realizada a Timectomia por vídeo?
A timectomia por vídeo (ou vídeo assistida) foi um grande avanço da medicina, por proporcionar uma abordagem minimamente invasiva para a retirada do timo, sem a necessidade da abertura do osso esterno.
Ela é realizada a partir de pequenas incisões no tórax, onde o cirurgião vai acessar a glândula com pinças e uma microcâmera.
A ressecção do timo é visualizada com equipamento endoscópico, onde o cirurgião comanda a cirurgia manualmente.
Todo procedimento é realizado com o paciente sob anestesia geral, e dura em torno de 2 horas. Os riscos de infecções e complicações é menor que a cirurgia convencional.
A recuperação também é mais breve, sendo em média 3 dias para alta hospitalar e 20 – 30 dias para que o paciente retorne às suas atividades gradativamente.
Como realizada é a timectomia robótica?
A timectomia robótica é considerada a evolução da timectomia por vídeo, pois utiliza um sistema robótico, controlado pelo cirurgião torácico.
O paciente recebe anestesia geral. O médico acessa o órgão por meio de três incisões no tórax do paciente, com os braços robóticos. O equipamento permite que o cirurgião tenha uma visualização completa do espaço pleural, e, assim, faça a ressecção do tecido com alta precisão.
Todos os comandos executados pelos braços robóticos são conduzidos pelo cirurgião através de um console, na mesma sala de cirurgia.
O procedimento dura em média 2 horas. Durante toda cirurgia o paciente contará com a supervisão do médico cirurgião, um médico auxiliar, o anestesista e uma equipe de enfermagem, todos habilitados para cirurgias robóticas.
A cirurgia robótica torácica é relativamente nova no Brasil, mas vem sido amplamente aceita por apresentar benefícios como:
-
- Melhor precisão cirúrgica;
- Menor chance de infecção;
- Menor tempo de internação;
- Menor sangramento;
- Entre outros.
-
Timectomia Video