Quais são os tratamentos para Hiperidrose?

A Hiperidrose é uma doença pouco conhecida pelo nome. Porém, ela é mais comum do que muita gente pensa.

Trata-se de uma condição em que a pessoa sua bastante e em situações atípicas. Essa condição causa extremo desconforto aos pacientes, como: baixa da autoestima, isolamento social e problemas emocionais e comportamentais em geral.

Como sei se tenho Hiperidrose?

A Hiperidrose, porém, não se limita a suar excessivamente. Para uma pessoa saber se apresenta ou não esse problema, é preciso de diagnóstico médico.

Mas, além de procurar um especialista, há alguns sinais que podem indicar o problema, como:

  • Sudorese abundante constantemente;
  • Sudorese abundante em repouso;
  • Sudorese abundante em épocas de baixas temperaturas.

Tratamentos para a Hiperidrose

A boa notícia é que o incômodo da Hiperidrose é perfeitamente tratável e até curável. Alguns dos tratamentos são:

  • Cirurgia com clips: é um procedimento bastante eficaz e considerado pouco invasivo e seguro. É feito por vídeo.
    A técnica, resumidamente, se trata de um clip em formato de losango que é acoplado em alguns nervos específicos para interromper a sudorese. Praticamente não há efeitos colaterais desagradáveis.
  • Simpatectomia: é uma cirurgia de remoção, que retira o nervo simpático principal responsável pelo quadro da Hiperidrose (especialmente, nas mãos e axilas).
  • Medicamentos: são administradas medicações sob supervisão médica. Alguns dos medicamentos indicados são os anticolinérgicos – que fazem com que ocorra uma diminuição da atividade das glândulas sudoríparas. No entanto, tais drogas nem sempre dão resultados satisfatórios aos pacientes, além dos efeitos colaterais, como boca seca, vertigens, etc.

    Também há os benzodiazepínicos ou betabloqueadores que ajudam a reduzir a sudorese excessiva, mas apenas em casos relacionados ao estresse. Tais medicamentos apresentam efeitos colaterais desagradáveis para alguns pacientes.
  • Toxina botulínica:é o famoso botox, que é aplicado nos locais onde a sudorese é excessiva. O resultado é eficaz, mas apresenta o incômodo de ser temporário, necessitando de novas aplicações em poucos meses.

O que é Suor Compensatório?

Há muitas dúvidas também sobre o Suor Compensatório – conhecido como de rebote ou Hiperidrose Reflexiva). Bom, antes de tudo, é importante explicar que o Suor Compensatório se trata de uma neuropatia, ou seja, uma doença nos nervos.

Geralmente, o Suor Compensatório pode ser desenvolvido por pacientes com doenças cerebrovascular, doenças torácicas e trauma em nervos. E, ainda, é um dos efeitos da cirurgia de Simpatectomia Torácica – uma intervenção eficaz e bastante segura para o tratamento da Hiperidrose – mas que pode resultar no Suor Compensatório. Ou seja, muitos pontos onde o paciente suava excessivamente são tratados, porém, podem surgir focos de suor excessivo, como no tórax, coxas, barriga, virilha, etc.

A cirurgia é reversível?

Essa é também é uma dúvida comum entre as pessoas. A resposta é: depende. No caso da Simpaticoclipagem, o procedimento possui possibilidade de retirada dos clips, podendo haver alguma melhora dos sintomas compensatórios, variando de caso para caso.

Com ele, qualquer efeito colateral que traga muitos incômodos ao paciente (como o Suor Compensatório) pode ser reduzido ou amenizado, já que a intervenção tem reversão.

A reversão também é simples, pois basta remover os clips que foram inseridos nos nervos tratados. É um dos procedimentos mais indicados, até o momento para a Hiperidrose.

Sobre o ICTOR: O ICTOR – Instituto de Cirurgia Torácica oferece tratamentos diversos para Hiperidrose, com especialização nos procedimentos cirúrgicos. Para saber mais ou agendar uma avaliação, entre em contato.


Deixe um Comentário

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?