Rubor Facial
O rubor facial, rubor da pele ou “vermelhidão” é uma condição que deixa a pele avermelhada, e pode aparecer no rosto ou em outras partes do corpo como orelhas, pescoço e parte superior do tronco. Veja abaixo: causas, sintomas e tratamento cirúrgico para rubor facial.
Veja abaixo: causas, sintomas e tratamento cirúrgico para rubor facial.
Rubor Facial
O rubor facial, rubor da pele ou “vermelhidão” é uma condição que deixa a pele avermelhada, e pode aparecer no rosto ou em outras partes do corpo como orelhas, pescoço e parte superior do tronco. Veja abaixo: causas, sintomas e tratamento cirúrgico para rubor facial.
Veja abaixo: causas, sintomas e tratamento cirúrgico para rubor facial.
Atendimento ágil e cômodo
A ICTOR conta com o Atendimento Online, para consultas a distancia através de vídeo conferencia.
E a Avaliação online, onde nossos médicos estarão avaliando seu quadro para direciona-lo no caso de um tratamento, ou retirada dúvidas.
O que é rubor facial?
É comum corar, sentir calor e até ardência no rosto ao estar em uma situação de constrangimento ou timidez, porém, para algumas pessoas, pouco ou nenhum estímulo se faz necessário. A eritrofobia comumente chamada de rubor facial é caracterizada por uma vermelhidão repentina, sem motivo aparente e involuntária, ou seja – incontrolável.
Isso ocorre pela disfunção do nervo do Sistema Autônomo Simpático Torácico, localizado no tórax.
Estima-se que cerca de 0,2% da população mundial sofre com esse problema, havendo uma maior incidência em pessoas da mesma família e em pessoas de pele clara, como descendentes de poloneses e alemães, por exemplo.
Por que ficamos vermelhos?
A vermelhidão na face é um reflexo involuntário — e incontrolável — provocado pelo sistema nervoso simpático, aquele que é responsável pelas respostas de luta ou fuga em situações de estresse.
É normal, portanto, que em situações de estresse, embaraçosas, nervosismo o cérebro emita um sinal ao nervo simpático, que vai reagir emitindo um sinal sobre a vascularização da face, gerando o aspecto vermelho.
Rubor Facial X Rosácea
É importante entender que a vermelhidão na face, por vezes, é causada por uma condição da pele chamada Rosácea, que normalmente apresenta outros sintomas como pontos de inchaços pequenos e inflamações no rosto. Neste caso, a vermelhidão ocorre por fatores dermatológicos e não por disfunções do nervo simpático.
Entender a causa do Rubor Facial é fundamental
para definir um tratamento adequado.
Rubor Facial em Excesso X Fobia Social
É importante entender que o rubor facial, por vezes, é gerado por um Transtorno Ansioso Social, comumente chamado de fobia social ou sociofobia. Neste caso, rubor ocorre por fatores psicológicos e não por disfunções do nervo simpático.
Rubor Facial e Hiperidrose
Muitos pacientes com rubor facial podem sofrer também com hiperidrose (ou sudorese excessiva). Isso ocorre pois os estímulos para o rubor facial são originados do mesmo Sistema Autônomo Simpático que envia os estímulos para o suor.
Com a disfunção deste sistema, pode ocorrer suor excessivo também no rosto, mãos, pés ou peito.
Quando a cirurgia para rubor facial é indicada
A cirurgia para rubor facial é indicada para pessoas de qualquer idade, com preferência acima dos 6 anos. Se faz necessária quando se é comprovado com o diagnóstico médico que o rubor facial é originado da disfunção do nervo simpático.
Muitos pacientes optam por realizar a cirurgia por ser uma solução definitiva, especialmente quando já tentaram outros tratamentos clínicos com uso de medicamentos e manipulados, e que não conseguiram o sucesso desejado.
Como funciona a cirurgia para rubor facial
Simpatectomia Torácica