Oncologia do Tórax
A cirurgia torácica se faz necessária em alguns tratamentos
para tumores do pulmão e tórax como Câncer de Pulmão,
Câncer da Traqueia, Câncer do Mediastino, Câncer dos
Brônquios, Câncer de Pleuras, Metástase de Pulmão e
Nódulo de Pulmão.
Veja abaixo: indicações gerais e tratamentos cirúrgicos
na oncologia do tórax.

Oncologia do Tórax
A cirurgia torácica se faz necessária em alguns tratamentos
para tumores do pulmão e tórax como Câncer de Pulmão,
Câncer da Traqueia, Câncer do Mediastino, Câncer dos
Brônquios, Câncer de Pleuras, Metástase de Pulmão e
Nódulo de Pulmão.
Veja abaixo: indicações gerais e tratamentos cirúrgicos
na oncologia do tórax.
Atendimento ágil e cômodo
A ICTOR conta com o Atendimento Online, para consultas a distancia através de vídeo conferencia.
E a Avaliação online, onde nossos médicos estarão avaliando seu quadro para direciona-lo no caso de um tratamento, ou retirada dúvidas.
O que é oncologia do tórax?
A cirurgia oncológica torácica envolve procedimentos para tratamento de tumores benignos ou malignos na região do tórax. É importante entender que o tratamento cirúrgico será definido com base no diagnóstico detalhado do tumor, dependendo ainda do seu tipo, tamanho, localização, condições do paciente, e o entendimento total da doença.
As neoplasias do tórax devem ser sempre acompanhadas e seus tratamentos determinados por uma equipe multidisciplinar, sendo que a cirurgia torácica é parte fundamental para o diagnóstico e definição da conduta cirúrgica.

Tratamento cirúrgico para Câncer de Pulmão
O tratamento do câncer de pulmão varia de acordo com o diagnóstico obtido na biópsia, obtendo melhores resultados quando da existência da possibilidade cirúrgica.
No entanto, nem todos os pacientes são aptos a este tratamento (considerado de grande porte), em função de sua saúde e condição da doença.O tratamento multidisciplinar para o câncer de pulmão envolve desde acompanhamento com pneumologista, cirurgião torácico, oncologista clínico e radioterapeuta, o qual definirão o melhor tipo de tratamento a ser empregado em cada caso.
O procedimento e quantidade a ser ressecada dependerá de cada caso. Algumas opções são:
Segmentectomia: Quando se retira uma parte pequena do pulmão, reservada para pacientes com tumores pequenos e que não suportam cirurgias maiores por apresentarem idade ou condições clínicas e/ou respiratórias limitadas.
Lobectomia: É um procedimento cirúrgico para o tratamento do câncer de pulmão mais comum. A técnica consiste na retirada de uma parte inteira, ou um lobo, do pulmão.
Pneumectomia: Técnica utilizada para a retirada de um pulmão inteiro, uma opção altamente delicada, pois compromete a qualidade de vida do paciente.
O tratamento cirúrgico hoje, na grande maioria dos casos é feito com técnicas minimamente invasivas, proporcionando assim um pós-operatório menos doloroso, menor tempo de internação e recuperação mais rápida para iniciar o tratamento oncológico quando indicado.
Muitas vezes o tratamento a equipe de fisioterapia especializada em patologias pulmonares acaba sendo indicado para preparar pacientes antes da cirurgia, e ajudar na recuperação no pós-operatório. Os exercícios especiais ajudam a melhorar e aumentar a capacidade de expansão do tórax para a respiração.
Tratamento cirúrgico para Câncer da Traquéia
O câncer de traqueia está entre os mais raros, e seus sintomas são similares aos de outras doenças, portanto é importante que um médico especialista nesse órgão faça o diagnóstico correto, a partir de exames específicos para a conclusão clínica.
A partir da condição do paciente, se define o tratamento que quando cirúrgico pode usar a técnica endoscópica (para retirada do tumor), e a cirurgia para ressecção da área comprometida da traqueia, executada na região cervical ou tórax.

Tratamento cirúrgico para Tumores do Mediastino
Os tumores do mediastino são de crescimento no espaço entre os pulmões, e que inclui diversos órgãos, tais como: a traqueia, o timo, o coração, o esôfago e parte do sistema linfático e nervoso.
É mais frequente em pacientes com idade entre os 30 e 50 anos, mas também pode surgir em crianças. Portanto, o tratamento cirúrgico dependerá do diagnóstico obtido nas biópsias, idade do paciente, estado geral e tipo do tumor com seu estadiamento.
A maioria dos tumores do mediastino tem altas taxas de cura através da retirada cirúrgica.
As cirurgias mais utilizadas para o câncer do mediastino são: Técnicas convencionais (diferentes vias de acesso) e minimamente invasivas.
Tratamento cirúrgico para Neoplasias da Pleura
A pleura é uma membrana dupla que envolve o pulmão. Tumores nessa região são bastante freqüentes e podem ser divididos em:
Primários: chamados de mesotelioma, uma modalidade rara que se origina na própria membrana;
Secundários: mais comuns, são “metástases pleurais”, que podem ser originadas de câncer de mama ou pulmão.
Alguns exames necessários para o diagnóstico definitivo podem ser solicitados pelo cirurgião torácico. Alguns deles são toracocentese, a biópsia da pleura ou a videotoracoscopia.
O tratamento cirúrgico poderá ser, em alguns casos, associado à quimioterapia
Tratamento cirúrgico para Câncer dos Brônquios
O câncer dos brônquios, também chamado de “câncer broncopulmonar” geralmente se desenvolve em pessoas com idade entre 45 e 75 anos, sendo até sete vezes mais frequentemente em homens.
Dependendo do tipo histológico e do estágio, o tratamento cirúrgico do câncer brônquico pode variar a extensão da ressecção para obter margem livre da doença.
Tratamento cirúrgico para Metástase de Pulmão
A metástase de pulmão acontece quando ocorre a migração, por via sanguínea ou linfática, de um câncer em outra região do organismo. Alguns exemplos de doenças que podem originar uma metástase são câncer de útero, próstata, cólon, mama, rim, cabeça, sarcomas, tireóides ou melanomas.
A cirurgia para a retirada de metástase é realizada pelo cirurgião torácico com técnicas minimamente invasivas ou cirurgia convencional.
Tratamento cirúrgico para Nódulo do Pulmão
Os nódulos são definidos como uma mancha no pulmão de até 3 cm de diâmetro, normalmente identificados por exames de raio x ou tomografia.
Podem ser classificados como nódulos benignos e nódulos malignos do pulmão (câncer). Existem ainda os nódulos indeterminados e os nódulos formados por metástase no pulmão.
O diagnóstico pode ser realizado com uma biópsia, e é comum optar pela retirada completa dos nódulos suspeitos. A técnica utilizada dependerá da característica e localização do nódulo, podendo ser com agulha, broncoscopia, videocirurgia ou cirurgia convencional (dependerá de cada caso).
Tratamento cirúrgico para Oncologia do Tórax em Santa Catarina
O Instituto de Cirurgia Torácica conta com profissionais com mais de 20 anos de experiência em oncologia do tórax.
Localizado no centro de Joinville, o instituto recebe pacientes de Santa Catarina, Paraná e demais regiões do Brasil.
Agende sua consulta em Joinville
Confira algumas informações sobre a estrutura e conforto que a cidade oferece que vão facilitar o planejamento do seu tratamento.
Agende sua consulta em Joinville
Confira algumas informações sobre a estrutura e conforto que a cidade oferece que vão facilitar o planejamento do seu tratamento.
Simples, prático e sem riscos a sua saúde
Saiba mais com nosso atendimento pelo
Whatsapp no telefone (47)99604-7317.
Veja também
Inspire qualidade de vida!

