Miastenia gravis

É uma doença extremamente grave, podendo atingir as mais variadas idades, sendo mais comum seu aparecimento em mulheres, na faixa etária dos 20 aos 35 anos.
Porém, pode afetar mulheres e homens de todas as idades. São raros os diagnósticos realizados durante a infância ou adolescência.

É um distúrbio considerado crônico e neuromuscular. Ou seja, não há cura, mas sim tratamento.

Veja abaixo: causas, sintomas e tratamento cirúrgico para Miastenia Gravis.

Miastenia gravis

É uma doença extremamente grave, podendo atingir as mais variadas idades, sendo mais comum seu aparecimento em mulheres, na faixa etária dos 20 aos 35 anos.
Porém, pode afetar mulheres e homens de todas as idades. São raros os diagnósticos realizados durante a infância ou adolescência.

É um distúrbio considerado crônico e neuromuscular. Ou seja, não há cura, mas sim tratamento.

Veja abaixo: causas, sintomas e tratamento cirúrgico para Miastenia Gravis.

Atendimento ágil e cômodo

A ICTOR conta com o Atendimento Online, para consultas a distancia através de vídeo conferencia.
E a Avaliação online, onde nossos médicos estarão avaliando seu quadro para direciona-lo no caso de um tratamento, ou retirada dúvidas.

O QUE É MIASTENIA GRAVIS?

A Miastenia Gravis ocasiona fraquezas musculares, devido aos distúrbios de acetilcolina que se localizam ao redor dos músculos e nervos.
Quando tal fato acontece, a transmissão dos impulsos nervosos é dificultada, provocando um enfraquecimento dos músculos estriados esqueléticos.

As causas dessa doença ainda são desconhecidas, mas pode-se relacionar aos tumores do timo, que é uma glândula conectada ao sistema imunológico, cuja função é a produção de anticorpos.
Na Miastenia Gravis, os fatores genéticos estão diretamente relacionados ao desenvolvimento da patologia.

MIASTENIA AUTOIMUNE/ADQUIRIDA

Nesta, o organismo é atacado erroneamente, já que os anticorpos atacam tecidos e células saudáveis por engano. Isso acontece porque essas estruturas são confundidas com vírus e bactérias.

MIASTENIA CONGÊNITA

Nesse caso, os anticorpos que foram produzido pela mãe, irão ser levados para o feto através da placenta.

SINTOMAS DA MIASTENIA GRAVIS

O indivíduo terá sua qualidade de vida prejudicada, ocasionando diversos danos.
Dentre eles, destacam-se: diplopia, falta de ar, enfraquecimento muscular, ptose palpebral e voz anasalada.

Além disso, estresse, fadiga e sensação de calor podem ser outros sintomas muito relevantes. Mesmo assim, é necessário observar muito bem os sintomas, já que sua intensidade é variada ao decorrer do dia.

Existem alguns medicamentos no mercado, que podem favorecer o risco do desenvolvimento de Miastenia Gravis. Dentre eles, estão os betabloqueadores, alguns antibióticos e anestésicos.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE MIASTENIA GRAVIS?

Será realizado um exame de aptidão física, e posteriormente, o médico terá que fazer questionamentos a respeito de seu histórico clínico.
Para um melhor diagnóstico, exames específicos como eletroneuromiografia, biópsia muscular e exames laboratoriais serão solicitados.

O paciente poderá investir em injeções de prostigmina, que irá dar auxílio na recuperação da força muscular, mas somente por um determinado período de tempo.
Caso os problemas decorrentes da Miastenia Gravis não sejam tratados, o paciente além de ter sintomas de patologias associadas ( vasculares,, reumatológicas, autoimunes , neoplasicas ) , poderá ter fraquezas musculares constantes, cursando até com dificuldade respiratória , , crise essa chamada de miastênica.

COMO É A CIRURGIA PARA A MIASTENIA GRAVIS?

Existem vários tipos de tratamentos medicamentosos, como, por exemplo, imunossupressores, inibidores de colinesterase e corticosteróides.

Quando utiliza-se desse tipo de tratamento, a terapia denominada plasmaferese pode ser associada..
Entretanto, estudos comprovam que seu efeito é de curta duração, tendo o indivíduo que recorrer a outros tratamentos posteriormente.

Nela, são retirados os plasmas com anticorpos, sendo substituído por plasmas livres das células de defesa. Sendo o controle dos sintomas tratados com infusão de imunoglobulina a terapia mais moderna.. Lembrando que o tratamento clínico, ou medicamentoso , é sempre feito pelo neurologista do paciente.

O tratamento cirúrgico , é indicado após avaliação conjunta do neurologista e do cirurgião torácico, com a finalidade de remoção do timo, buscando melhoras dos sintomas e havendo diminuição do uso de medicamentos , o que causa menos efeitos colaterais ao organismo do paciente.

Existem várias técnica cirúrgicas, desde a cirurgia convencional , onde é feito um corte e necessitando serrar o osso do meio do peito , semelhante a cirurgias do coração , até as técnicas minimamente invasivas , como a videotoracoscopia e mais recentemente e moderna a TIMECTOMIA ROBÓTICA, procedimento este que causa menor complicações cirúrgicas e clínicas aos pacientes que têm fragilidade muscular e possibilidade de várias complicações clínicas devido aos sintomas da miastenia. A timectomia robótica tem sido amplamente utilizada pelos profissionais especialistas em robótica da ICTOR, a fim de menos dor e alta precoce com maior remoção dos tecidos típicos associados por técnica minimamente invasiva, recebendo alta 24-36 após o procedimento..

Mas, conciliar as formas de tratamento com uma alimentação balanceada é essencial. O indivíduo deve optar por alimentos mais macios, que não exijam tanto de seu organismo na mastigação e digestão.
Instalar barras de apoio também pode ser uma boa opção, visto que nunca se sabe quando os músculos irão falhar, podendo escorregar e consequentemente ter uma lesão.
.

Exame de Miastenia gravis em Santa Catarina

O Instituto de Cirurgia Torácica conta com profissionais com mais de 20 anos de experiência em exames de Miastenia gravis.

Localizado no centro de Joinville, o instituto recebe pacientes de Santa Catarina, Paraná e demais regiões do Brasil.

Agende sua consulta em Joinville

Confira algumas informações sobre a estrutura e conforto que a cidade oferece que vão facilitar o planejamento do seu tratamento.

Agende sua consulta em Joinville

Confira algumas informações sobre a estrutura e conforto que a cidade oferece que vão facilitar o planejamento do seu tratamento.

Simples, prático e sem riscos a sua saúde

Saiba mais com nosso atendimento pelo
Whatsapp no telefone (47)99604-7317.

Veja também

Inspire qualidade de vida!

Instituto de Cirurgia Torácica
atende de segunda a sexta-feira
das 8h às 12h  e 13h às 18h

Fone:  (47) 3227 – 7008
Whatsapp: (47) 996047317

Rua Blumenau , 64, sala 704,
7º andar. Joinville – Sc

ICTOR 2019 – Responsável técnico: Dr. Paulo E. Zanoni CRM/SC 13889 | Desenvolvido por Dripp

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?