Derrame pleural
Derrame pleural ou da pleura é o nome dado ao acúmulo anormal de líquido que ocorre na cavidade pleural, que compreende o espaço entre as pleuras visceral e parietal.
Veja abaixo: O que é, e indicações gerais sobre Derrame Pleural.
Derrame pleural
Derrame pleural ou da pleura é o nome dado ao acúmulo anormal de líquido que ocorre na cavidade pleural, que compreende o espaço entre as pleuras visceral e parietal.
Veja abaixo: O que é, e indicações gerais sobre Derrame Pleural.
Atendimento ágil e cômodo
A ICTOR conta com o Atendimento Online, para consultas a distancia através de vídeo conferencia.
E a Avaliação online, onde nossos médicos estarão avaliando seu quadro para direciona-lo no caso de um tratamento, ou retirada dúvidas.
O que é Derrame Pleural?
Derrame pleural ou da pleura é o nome dado ao acúmulo anormal de líquido que ocorre na cavidade pleural, que compreende o espaço entre as pleuras visceral e parietal.
Isso significa que o líquido está presente entre uma membrana que reveste o pulmão do lado de fora, a pleura visceral, e a superfície interna da parede torácica, a pleura parietal.
Este espaço existe normalmente com uma fina camada de líquido para que o deslizamento entre o pulmão e a caixa torácica seja mais suavizado e natural.
E, como você pode observar, o derrame pleural é diferente do edema pulmonar, conhecido popularmente como “água no pulmão”, pois, este último o acúmulo de líquido ocorre diretamente no pulmão, e não entre as pleuras.
Tipos e causas de derrame pleural
O derrame pleural pode ser dividido em duas categorias principais diferentes, de acordo com a composição química do líquido pleural.
As causas para ambos tipos de derrame pleural podem ser diversas, como vamos evidenciar alguns exemplos abaixo.
Transudato
O líquido é mais aquoso e transparente, e, neste caso, não são evidenciadas lesões no espaço pleural ou células inflamatórias na região.
Causas:
- Embolia pulmonar;
- Insuficiência cardíaca congestiva;
- Cirrose hepática;
- Obstrução da veia cava superior;
- Desnutrição;
Entre outras.
Exsudato
Trata-se de um líquido com consistência mais viscosa e opaca, que é mais rico em proteínas, normalmente desencadeado pelo aumento da permeabilidade dos vasos, e, diferente do transudato, neste caso há a presença de células em decomposição.
Causas:
- Infecções bacterianas, por fungos, virais ou parasitarias;
- Tromboembolia pulmonar;
- Doenças do pericárdio;
- Doenças gastrointestinais;
- Após infarto miocárdico ou pericardiectomia;
- Entre outras.
Tipo de substância
De acordo com a substância que esteja presente no derrame pleural, este também pode ter classificações distintas, como:
- Hemotórax: quando há sangue na região, que normalmente surge em função de alguma lesão.
- Quilotórax: neste caso existe a presença de líquido linfático no espaço entre as pleuras, o que pode ser ocasionado pela obstrução ou lesão de algum vaso linfático do pulmão.
- Empiema: pode ocorrer o acúmulo de pus que normalmente se dá em função de alguma infecção, como no derrame pleural do tipo exsudato.
- Urinotórax: este caso é mais raro que os anteriores e se dá pela presença de urina na região, o que pode acontecer se o paciente tiver drenos para urina nos rins e o dispositivo seja obstruído.
Tratamento
Como mencionado anteriormente, o derrame pleural normalmente é causado em função de alguma outra condição ou doença.
Então, a principal forma de tratamento está relacionada à causa do acúmulo de líquido, pois, isto irá ajudar para que o paciente não volte a sofrer da mesma condição ao menos no curto prazo e devido à mesma causa.
A maneira como é abordado o liquido pleural , depende da condição clínica do paciente, assim como da quantidade de liquido estimada , e do benefício que o mesmo trará ao paciente. Porém, o tratamento é feito sem se desviar da consequência principal, ou seja, o acúmulo de líquido na pleura.
O tratamento e método diagnóstico do derrame pleural , pode variar desde uma simples punção torácica ( procedimento feito com anestesia local ), até mesmo a necessidade de uma drenagem torácica , podendo chegar muitas vezes na indicação de um procedimento minimamente invasivo por toracoscopia, que além de tratar , possibilita o diagnóstico de maneira rápida e eficaz.
A importância de buscar um cirurgião torácico, é que por ser o profissional que lida diariamente com estes problemas , é o profissional mais apto para propor a melhor indicação de tratamento da maneira rápida e eficaz, buscando o diagnóstico com o método de menor agressividade ao paciente.