É possível realizar um primeiro atendimento médico com um cirurgião torácico? O que esse especialista faz? Como escolher um cirurgião torácico de confiança? Essas e muitas perguntas podem estar na mente das pessoas, em especial, aquelas que suspeitam de algum problema no pulmão e na região torácica.
Entenda neste artigo as qualificações e principais áreas de atuação do cirurgião torácico.
O que faz um cirurgião torácico?
O especialista em cirurgia torácica é o médico capacitado a executar intervenções cirúrgicas para doenças, traumas ou deformidades que acometem a região torácica como: os pulmões, as pleuras, o mediastino e a parede torácica.
Todo conhecimento sobre esta região também permite que o médico possa auxiliar no diagnóstico preciso de infecções, tumores e síndromes mais complexas que exigem a atenção de uma equipe médica multidisciplinar.
Para atuar, é necessário que esse profissional seja membro e possua prova de título de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT) – que tem como uma de suas principais funções reunir especialistas que se dedicam ao estudo dos conhecimentos da cirurgia torácica e dos aspectos éticos dessa especialidade.
Quando consultar o cirurgião torácico?
É possível se consultar diretamente com um cirurgião torácico? Sim, isso é permitido ao paciente e ao especialista.
Também é comum que um paciente com suspeita de problemas no pulmão ou ligados à região torácica seja encaminhado por outros médicos, como pediatras, pneumologistas, oncologistas, ortopedistas ou até mesmo cardiologistas.
Cabe, então, ao cirurgião torácico avaliar o caso do paciente, solicitar outros exames ou contraprovas e pesquisar e debater opções de tratamentos ou procedimentos com aquele que o procura.
Como um profissional pode se tornar um cirurgião torácico?
O cirurgião torácico tem um longo caminho de preparação para se tornar um profissional habilitado. Primeiramente, é preciso obter a formação superior em medicina, que leva, em geral, 6 anos.
Após a formação superior, o médico deve ingressar em um programa de residência médica em cirurgia geral, que costuma ter a duração de 2 a 3 anos. Após conclusão do programa de cirurgia geral, ele faz uma nova prova de residência em cirurgia torácica, por período de pelo menos 2 anos.
Logo, além de ter total conhecimento das patologias torácicas, o cirurgião torácico possui habilidades técnicas nas áreas de cirurgia geral, podendo trabalhar nas regiões do abdômen, pescoço e outras áreas do corpo.
Procure seu cirurgião torácico entrando em contato com a SBTC (Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica)
Saiba mais sobre a áreas de atuação do cirurgião torácico: