Cirurgia Torácica Pediátrica

Algumas doenças e malformações das vias aéreas que
surgem na infância exigem tratamento cirúrgico.

Veja abaixo:
indicações gerais e tratamentos que
envolvem a cirurgia torácica pediátrica.

tratamento_linha01_02

Cirurgia Torácica Pediátrica

Algumas doenças e malformações das vias aéreas que
surgem na infância exigem tratamento cirúrgico.

Veja abaixo:
indicações gerais e tratamentos que
envolvem a cirurgia torácica pediátrica.

Atendimento ágil e cômodo

A ICTOR conta com o Atendimento Online, para consultas a distancia através de vídeo conferencia.
E a Avaliação online, onde nossos médicos estarão avaliando seu quadro para direciona-lo no caso de um tratamento, ou retirada dúvidas.

O que é Cirurgia Torácica Pediátrica?

A cirurgia torácica pediátrica (infantil) é uma especialidade médica dedicada a tratamentos cirúrgicos de doenças e malformações que ocorrem na infância. A anatomia da criança exige cuidados específicos, e, por isso, é importante buscar um especialista que utilize métodos adequados.

Abscesso do Pulmão em Crianças

O abscesso do pulmão é uma infecção que ocorre na cavidade pulmonar (parênquima). Pode surgir após a complicação de uma pneumonia, com a contaminação causada pela aspiração de microrganismos.

Em crianças também pode acontecer em função da aspiração brônquica de um corpo estranho como pequenos brinquedos ou alimentos (grãos de feijão, arroz, milho…), que obstruem o brônquio pulmonar gerando o abscesso.

Existem tratamentos clínicos ou cirúrgicos cuja abordagem será definida com base nas condições gerais do paciente. A primeira opção é preferencialmente clínica ou com procedimentos como a broncoscopia. Em quadros mais complexos, o cirurgião torácico é o profissional habilitado para  intervir nestes casos.

Bolhas Pulmonares em Crianças

As bolhas pulmonares se caracterizam por bolhas (pequenas ou grandes) em um ou nos dois pulmões. Em crianças ela ocorre, geralmente, após a complicação de uma pneumonia, gerando insuficiência respiratória ou infecções pulmonares.

O tratamento cirúrgico é realizado, na maioria das vezes, com a ressecção (retirada) das bolhas, para que o pulmão retorne ao seu pleno funcionamento.

Bronquiectasias em Crianças

A bronquiectasia é uma doença secundária (originada de outra doença). No caso das crianças, pode surgir de uma pneumonia decorrente da complicação de uma gripe, coqueluche ou sarampo, por exemplo.

A doença afeta os brônquios, que desenvolvem infecções com frequência, gerando acúmulo de secreção (catarro), obstruindo a respiração e danificando o pulmão.

O tratamento clínico para bronquiectasias tem por objetivo evitar que a doença avance, danificando o pulmão completamente. Já o tratamento cirúrgico consiste na ressecção (retirada) da parte afetada do pulmão.

Bronquiolite Obliterante

A bronquiolite obliterante é uma doença crônica (não tem cura), que obstrui as vias aéreas. Ocorre quando as células do pulmão não conseguem se recuperar após uma inflamação causada por vírus, pneumonias ou gripes. Assim, se formam “cicatrizes” nos pulmões que dificultam a respiração.

Essa doença é mais comum em crianças de até dois anos de idade, por não terem o aparelho respiratório completamente desenvolvido e imunidade mais sensível.

O tratamento da bronquiolite obliterante consiste em amenizar os sintomas e combater o vírus causador das inflamações, de modo que as lesões no pulmão sejam contidas.

A cirurgia é indicada para tratar as lesões e diminuir o número de infecções, podendo ser necessário realizar a ressecção (retirada) da área afetada.

Enfisema Lobar Congênito

O enfisema lobar congênito é uma anomalia que ocorre no desenvolvimento da parede da árvore pulmonar, e pode ser percebida logo nas primeiras semanas de vida, quando a criança apresenta dificuldades na respiração, podendo gerar insuficiência respiratória.

Isso acontece pois esta condição origina uma hiperinsuflação de um ou mais lobos pulmonares anatomicamente normais, com consequente compressão das estruturas vizinhas.

A intervenção cirúrgica se faz necessária para a correção da área com o enfisema, de modo a permitir a normalização do funcionamento do pulmão.

Fibrose Cística

A fibrose cística é uma doença hereditária, que afeta as células produtoras de mucos, suor e sucos digestivos. Ela faz com que essas secreções sejam mais espessas e pegajosas e isso pode prejudicar o organismo.

Nos pulmões, as secreções podem obstruir a passagem de ar e reter bactérias, causando bronquiectasias. Isso faz com que ocorra o aparecimento de infecções respiratórias frequentes, que podem lesionar o pulmão.

O tratamento cirúrgico da fibrose cística consiste na ressecção das áreas lesionadas do pulmão, para amenizar o número de infecções respiratórias. Em casos mais graves, pode ser indicado o transplante pulmonar.

Hiperidrose em Crianças

A hiperidrose (ou Sudorese) é caracterizada pelo suor excessivo em partes do corpo como mãos, axilas, pés ou face.

É considerado suor excessivo quando ocorre em situações sem estímulo (calor, exercícios físicos). E no caso de crianças, é mais frequente nas mãos e pés.

É importante destacar que a hiperidrose não ocorre por fatores como mudanças físicas no crescimento ou puberdade. Trata-se, na verdade, de uma disfunção do nervo simpático, responsável por enviar os estímulos do suor.

Portanto, existem tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para controlar o suor excessivo, a partir dos 7 anos, que podem ser indicados pelo cirurgião torácico de acordo com o grau de hiperidrose do paciente.

Pectus em crianças

É uma deformidade na parede torácica que pode ser percebida na infância ou adolescência. Os tipos mais comuns são pectus carinatum (também conhecido como “peito de pombo”) e pectus excavatum (peito escavado ou “peito de sapateiro”).

Quando a deformidade é mais intensa, podem surgir complicações relacionadas a respiração e/ou circulação sanguínea. Na maioria dos casos o pectus não causa problemas fisiológicos, porém, gera constrangimento podendo traumatizar e afetar a vida social da criança.

Existem técnicas de cirurgia torácica minimamente invasiva para o tratamento do pectus capazes de corrigir a parede torácica.

Rubor Facial em Crianças

O rubor facial é caracterizado pela vermelhidão repentina na face, que pode se estender pelas orelhas, pescoço e tórax, e surge sem nenhum motivo aparente.

Além da vermelhidão, outros sintomas que podem acompanhar o rubor facial são calor, sensação de queimação ou formigamento.

Esta doença é causada pela disfunção do nervo simpático. Existem alguns tratamentos e intervenções cirúrgicas indicadas a partir de 10 anos, que buscam atenuar ou controlar os sintomas.

Cirurgia Torácica Pediátrica em Santa Catarina

O Instituto de Cirurgia Torácica conta com profissionais com mais de 20 anos de experiência Cirurgia Torácica Pediátrica (Infantil).

Localizado no centro de Joinville, o instituto recebe pacientes de Santa Catarina, Paraná e demais regiões do Brasil.

Agende sua consulta em Joinville

Confira algumas informações sobre a estrutura e conforto que a cidade oferece que vão facilitar o planejamento do seu tratamento.

Agende sua consulta em Joinville

Confira algumas informações sobre a estrutura e conforto que a cidade oferece que vão facilitar o planejamento do seu tratamento.

Simples, prático e sem riscos a sua saúde

Saiba mais com nosso atendimento pelo
Whatsapp no telefone (47)99604-7317.

Veja também

Inspire qualidade de vida!

Instituto de Cirurgia Torácica
atende de segunda a sexta-feira
das 8h às 12h  e 13h às 18h

Fone:  (47) 3227 – 7008
Whatsapp: (47) 996047317

Rua Blumenau , 64, sala 704,
7º andar. Joinville – Sc

ICTOR 2019 – Responsável técnico: Dr. Paulo E. Zanoni CRM/SC 13889 | Desenvolvido por Dripp

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?