Entenda como é feita a Timectomia Robótica, procedimento cirúrgico indicado para o tratamento de doenças como câncer de timo ou miastenia gravis.
A timectomia radical consiste na retirada completa do timo, uma glândula que fica localizada no centro do peito, entre os pulmões e na frente do coração.
O timo é uma parte importante do sistema imunológico do corpo durante o crescimento fetal e na infância.
Ao longo da vida o timo diminui de tamanho, até que na idade adulta é gradualmente substituído por tecido adiposo.
Duas doenças que podem acometer o timo são o câncer de timo e miastenia gravis. Nestes casos, a cirurgia pode ser indicada durante o tratamento.
Existem diferentes técnicas para a realização da timectomia, suas indicações envolvem uma avaliação rigorosa do paciente e seus aspectos clínicos.
A técnica mais moderna hoje, é a cirurgia robótica , onde pode ser empregada em mais de 98% dos casos, aliando a precisão a menores taxas de sangramento , maior ressecabilidade do tecido envolvido por uma via minimamente invasiva.
Como realizada é a timectomia robótica?
A timectomia robótica é a retirada do timo por meio de um sistema robótico, controlado pelo cirurgião torácico.
O paciente recebe anestesia geral. O médico acessa o órgão por meio de dois ou três incisões no tórax do paciente, com os braços robóticos. O equipamento permite que o cirurgião tenha uma visualização completa do espaço pleural, e, assim, faça a ressecção do tecido com alta precisão.
Todos os comandos executados pelos braços robóticos são conduzidos pelo cirurgião através de uma cabine, na mesma sala de cirurgia.
O procedimento dura em média 2 horas.. Durante toda cirurgia o paciente contará com a supervisão do médico cirurgião, um médico auxiliar, o anestesista e uma equipe de enfermagem, todos habilitados para cirurgias robóticas.
A cirurgia robótica é relativamente nova no Brasil, mas vem sido amplamente aceita por apresentar benefícios como:
- Melhor precisão cirúrgica;
- Menor chance de infecção;
- Menor tempo de internação;
- Menor sangramento;
- Entre outros.
Pós-operatório da Timectomia Robótica
A recuperação pós-operatória depende muito das condições clínicas do paciente.
Em geral, o paciente é encaminhado ao quarto, onde fica com um dreno torácico por cerca de 24 horas após a cirurgia. Após 48h o paciente poderá receber alta hospitalar e retornar para casa.
Em cerca de 10 dias ele poderá retomar suas atividades gradativamente.
Você tem dúvidas sobre timectomia robótica ou doenças do tórax? Converse com os especialistas do Instituto de Cirurgia Torácica de Joinville. Entre em contato.
Divulgação Portal: Jornal Brasileiro de Pneumologia.
Imagem: Instituto Oncoguia.