Tabaco e Saúde Pulmonar
Em 31 de maio de cada ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros globais celebram o Dia Mundial Sem Tabaco. A campanha anual é uma oportunidade para aumentar a conscientização da população sobre os efeitos nocivos e letais do consumo de tabaco, a exposição ao fumo passivo e para desencorajar o uso do tabaco em todas as suas formas.
O Dia Mundial Sem Tabaco 2019 terá como tema “O tabaco e a saúde do pulmão”. A campanha vai discutir questões como:
- As consequências negativas para saúde pulmonar das pessoas que consomem tabaco, que vão desde câncer até doenças crônicas respiratórias.
- O papel fundamental que desempenham os pulmões para a saúde e bem estar de todas as pessoas.
Os perigos do tabaco
O Dia Mundial Sem Tabaco 2019 incidirá sobre as múltiplas formas em que a exposição ao tabaco afeta a saúde dos pulmões de pessoas em todo o mundo.
Câncer de Pulmão
O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, responsável por mais de dois terços das mortes por câncer de pulmão em todo o mundo. A exposição ao fumo passivo em casa ou no local de trabalho também aumenta o risco de desenvolver a doença.
No entanto, parar de fumar pode reduzir o risco de câncer de pulmão. Após 10 anos de abstinência, o risco é reduzido a cerca de metade, comparado ao risco de um fumante contínuo.
Doenças Respiratórias Crônicas
O tabagismo é a principal causa de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma condição na qual o acúmulo de muco com pus nos pulmões causa tosse dolorosa e terríveis dificuldades respiratórias.
O risco de desenvolver DPOC é particularmente alto entre as pessoas que começam a fumar muito jovens, uma vez que a fumaça do tabaco atrasa significativamente o desenvolvimento pulmonar.
Fumar também agrava asma, o que restringe as atividades e contribui para a incapacidade. Parar de fumar o quanto antes é o tratamento mais eficaz para retardar a progressão da DPOC e melhorar os sintomas de asma.
Ao longo da vida
Bebês expostos no útero a toxinas do fumo do tabaco, através do fumo materno ou da exposição materna ao fumo passivo, muitas vezes experimentam uma diminuição no crescimento do pulmão e na função pulmonar.
As crianças expostas ao fumo passivo correm o risco de agravar a asma, pneumonia e bronquite, bem como infecções frequentes do sistema respiratório.
Em todo o mundo, estima-se que 165.000 crianças morrem antes dos 5 anos devido a infecções do sistema respiratório causadas pelo fumo passivo.
Aqueles que vivem até a idade adulta ainda sofrem as consequências para a saúde da exposição ao fumo passivo, pois infecções frequentes nas vias respiratórias durante a primeira infância aumentam significativamente o risco de desenvolver DPOC na idade adulta.
Tuberculose
A tuberculose (TB) danifica os pulmões e reduz a função pulmonar, que é agravada pelo tabagismo. Os componentes químicos do fumo do tabaco podem desencadear infecções latentes por TB, com as quais cerca de um quarto da população está infectada.
A TB ativa, agravada pelos efeitos nocivos do tabagismo na saúde pulmonar, aumenta substancialmente o risco de incapacidade e morte por insuficiência respiratória.
Contaminação do ar
O fumo do tabaco é uma forma muito perigosa de poluição do ar: contém mais de 7.000 produtos químicos, dos quais 69 são conhecidos por causar câncer. Embora a fumaça possa ser invisível e inodora, ela pode permanecer no ar por até cinco horas, colocando as pessoas expostas em risco de desenvolver câncer de pulmão, doenças respiratórias crônicas e redução da função pulmonar.
Objetivos da campanha do Dia Mundial Sem Tabaco 2019
Reduzir o consumo de tabaco e a exposição ao fumo passivo é a medida mais eficaz para melhorar a saúde dos pulmões. No entanto, em alguns países, o conhecimento entre os grandes setores do público em geral e, em particular, entre os fumantes sobre as conseqüências do tabagismo e a exposição ao fumo passivo para a saúde pulmonar das pessoas é escasso.
Apesar das fortes evidências de danos ao tabaco para a saúde do pulmão, o potencial para o controle do tabaco para melhorar a saúde pulmonar ainda é subestimado.
Leia mais no website oficial da Organização Mundial da Saúde – OMS
https://www.who.int/es/news-room/events/detail/2019/05/31/default-calendar/world-no-tobacco-day