Pectus
O Pectus é uma deformidade do tórax, que pode ser percebida na infância e adolescência. Apesar de causar principalmente desconforto com o próprio corpo, esta malformação pode ser corrigida, melhorando as alterações fisiológicas decorrentes da deformidade, assim com autoestima do paciente.
Veja abaixo: causas, sintomas e tratamento cirúrgico para Pectus.

Pectus
O Pectus é uma deformidade do tórax, que pode ser percebida na infância e adolescência. Apesar de causar principalmente desconforto com o próprio corpo, esta malformação pode ser corrigida, melhorando as alterações fisiológicas decorrentes da deformidade, assim com autoestima do paciente.
Veja abaixo: causas, sintomas e tratamento cirúrgico para Pectus.
Atendimento ágil e cômodo
A ICTOR conta com o Atendimento Online, para consultas a distancia através de vídeo conferencia.
E a Avaliação online, onde nossos médicos estarão avaliando seu quadro para direciona-lo no caso de um tratamento, ou retirada dúvidas.
O que é Pectus?
Pectus é uma deformidade da caixa torácica, que ocorre devido a um crescimento anormal das cartilagens das costelas. Esta condição é classificada de acordo com suas características, tendo dois tipos mais comuns: Pectus Carinatum quando o tórax cresce para frente, e Pectus Excavatum, quando se forma um afundamento no peito.
A deformidade da parede torácica pode ser percebida logo na infância, e torna-se mais notável por volta dos 12 anos, devido ao crescimento natural dos ossos. Ao perceber esta condição, é indicado buscar a orientação de um especialista – cirurgião torácico e possíveis tratamentos.
As complicações geradas pelo Pectus dependem da intensidade da deformidade, podendo em alguns casos prejudicar a respiração e/ou circulação sanguínea.
No entanto, além das alterações fisiológicas, existe também o impacto do constrangimento e desconforto com o próprio corpo – fazendo com que pessoas com essa deformidade evitem se expor ao andar sem camiseta em público, por exemplo. Assim, os problemas relacionados ao pectus podem também estar ligados a fatores psicológicos.
A única causa conhecida para o surgimento de Pectus é a herança genética. Muita vezes esta malformação acontece com vários membros da mesma família, existindo 25% de chances da criança nascer com pectus caso exista algum familiar com a mesma condição.

Pectus Carinatum (peito de pombo)
Pectus Carinatum é denominado o deslocamento do osso esterno e das costelas para a frente, dando o aspecto de “peito de pombo”. Este é o tipo de pectus mais comum. Não mostra sintomas além das alterações morfológicas – as formas do tórax. Na maioria dos casos, a segunda costela, a segunda cartilagem costal e o manúbrio (parte superior do osso esterno) são normais.
Pectus Excavatum (tórax escavado ou “peito de sapateiro”)
O Pectus Excavatum é caracterizado por um afundamento no peito. Neste caso, quando leva o osso para trás, ele pode deslocar também o coração para o lado esquerdo e comprimir os pulmões e o coração, por isso se torna um quadro mais delicado. Esta malformação pode pode gerar dificuldade respiratória e circulatória. Em casos mais graves, pode ainda comprometer a fisiologia do organismo.

Quando a cirurgia para pectus é indicada
A intervenção cirúrgica para a correção da caixa torácica deve ser indicada com a análise de um profissional. A idade indicada para a cirurgia de pectus é a partir dos 12 aos 18 anos.
Muitas vezes o paciente já tentou outros métodos menos invasivos como fisioterapia, exercícios físicos, correções posturais e uso de coletes. Esses procedimentos muitas vezes são usados em uma primeira fase, como preparação para a cirurgia.
Como funciona a cirurgia para Pectus
A cirurgia é a forma mais rápida de tratar o Pectus, mas normalmente, como dito anteriormente, é utilizada nos casos mais graves ou quando outros métodos não conseguem corrigir a deformidade.
O tipo de cirurgia também dependerá das características do paciente.
Cirurgia de Ravitch: Neste procedimento, o médico faz um corte no peito, retira o excesso de cartilagem do osso esterno e reposiciona as costelas corretamente.
Cirurgia minimamente invasiva, ou de Nuss: É normalmente feita nos casos simétricos (quando a deformidade é igual dos dois lados), tendo duração em torno de 1 hora. Nesta técnica são feitos dois pequenos cortes na parede lateral do tórax e depois é inserida uma barra de metal entre um corte e outro, de forma a empurrar o esterno para fora até a posição correta.
O período de recuperação desta cirurgia também exige cuidados e monitoramento até que o corpo esteja adaptado a nova forma.
Cirurgia para Pectus em Santa Catarina
O Instituto de Cirurgia Torácica conta com profissionais com mais de 20 anos de experiência no tratamento de pectus.
Localizado no centro de Joinville, o instituto recebe pacientes de Santa Catarina, Paraná e demais regiões do Brasil.
Agende sua consulta em Joinville
Confira algumas informações sobre a estrutura e conforto que a cidade oferece que vão facilitar o planejamento do seu tratamento.
Agende sua consulta em Joinville
Confira algumas informações sobre a estrutura e conforto que a cidade oferece que vão facilitar o planejamento do seu tratamento.
Simples, prático e sem riscos a sua saúde
Saiba mais com nosso atendimento pelo
Whatsapp no telefone (47)99604-7317.
Veja também
Inspire qualidade de vida!

